Adecol fecha 2015 com alta de 18,2% nas vendas

 

Adecol fecha 2015 com alta de 18,2% nas vendas

O resultado mantém a trajetória positiva da Adecol, que de 2013 para 2014, já havia aumentado suas vendas em 20%. Para 2016, a meta da empresa é de chegar a R$ 150 milhões

Apesar das adversidades que assolaram o ano de 2015, algumas empresas conseguiram remar contra a maré e fechar o ano com resultados positivos. É o caso da fabricante de adesivos, Adecol, que registrou faturamento de R$130 milhões em 2015, vendendo 14 mil toneladas de adesivos, uma alta de 18,2% sobre os R$110 milhões do ano anterior, quando a mesma comercializou 12 mil toneladas. “Trata-se de um resultado com um sabor especial, considerando todas as dificuldades que tivemos nos últimos meses”, avalia Alexandre Kiss, diretor comercial da Adecol.

Os segmentos que mais contribuíram para o resultado positivo foram os de colas à base de água para o segmento de tissue (alta de 50%), adesivos Hotmelt para fraldas (30%) e PUR (poliuretano reativo)para indústria moveleira (30%). Para obter esses resultados, a empresa teve que aprofundar a estratégia baseada em pesquisa e inovações tecnológicas, parcerias internacionais e nacionais, ampliação do mercado externo e da equipe de vendas.

Com investimento de cerca de 6% de seu faturamento em desenvolvimento e pesquisa, a Adecol lançou três novas famílias de produtos no mercado brasileiro, dentre elas, PUR e Metaloceno, elaboradas especificamente para uso nas condições climáticas do Brasil.

As inovações também tiveram como foco levar ganhos de produtividade aos clientes. As novas classes de adesivos tem o objetivo de reduzir gastos com manutenção e paradas de linhas de produção.“Levamos à indústria uma resposta à necessidade de redução de custos que ficou ainda maior neste momento de crise econômica, adaptada à necessidade de cada setor”, contextualiza Kiss.

Este movimento ganhou relevância com o investimento da empresa em segmentar sua equipe comercial, contratando consultores especializados nos principais segmentos foco, como automotivo, gráfico, embalagens e moveleiro.

Ajuda de fora
Outra forte iniciativa da Adecol em 2015 foram as alianças com grandes grupos internacionais, seja para o fornecimento de matérias-primas especiais, caso da Dow Chemical e Evonik, seja para o desenvolvimento de formulações específicas para fabricantes de coleiros de última geração como a Bobst.

A internacionalização se deu também com o aumento nas exportações. Enquanto a alta do dólar afetou os custos da Adecol (80% de sua matéria-prima é cotada na moeda norte-americana),também se tornou um incentivo a mais para buscar o mercado externo. As vendas da empresa para o exterior tiveram grande aumento, chegando a R$ 5 milhões em 2015, contra R$ 1 milhão em 2014. Com foco na América Latina, a Adecol vende para Paraguai, Peru, Bolívia, Argentina, Colômbia e Chile.