Em quanto tempo posso testar livros recém encadernados?

Download PDF

 

Normalmente, para uma encadernação perfeita, um adesivo de fundição a quente com base em EVA ou adesivo de poliuretano reativo (PUR) é usado como o principal adesivo de encadernação na lombada de um livro. Como a composição química é muito diferente entre as tecnologias, o tempo de espera antes de verificar um livro também é diferente. Como regra geral, se estiver executando um hotmelt para um sistema one-shot, ou um hot / hot ou cold / hot para um sistema de dois tiros, espere pelo menos uma hora antes de realizar a verificação de qualidade em uma publicação. A espera de uma hora dá ao livro tempo suficiente para esfriar em direção ao meio do livro – que é a área que tende a manter o calor por mais tempo e não terá um bom desempenho se for puxado prematuramente.

Ao trabalhar com um adesivo PUR (também conhecido como cura por umidade), um tempo de espera muito maior é necessário porque o adesivo precisa esfriar e “curar”. A cura ou reticulação, como às vezes é chamado, é o processo das moléculas que se ligam em conjunto com a ajuda da umidade atmosférica, para formar um filme adesivo muito forte e flexível.

 

 

Recomendamos aguardar 24 horas para realizar uma verificação de qualidade dos adesivos PUR. No entanto, alguns adesivos PUR têm uma taxa de cura geral mais curta, o que significa que as verificações de qualidade podem ser realizadas mais rapidamente, em alguns casos em apenas seis a oito horas.

Se você tiver alguma dúvida sobre o tempo de espera ideal dos adesivos para  encadernação ou outros assuntos, entre em contato com nossos representantes técnicos.

Clique aqui para ler o post original.

Confira a gente também no Facebook e Linkedin!