Saiba tudo sobre o maior mercado de livros da América Latina

Segundo a Global Map of Publishing Markets, o Brasil ocupa a 9ª posição global no consumo de livros, ficando atrás da Espanha e a frente da Índia, ao mesmo tempo, o mercado brasileiro aparece consolidado como o maior da América Latina.

Nossa história se confunde com a história do mercado gráfico. São mais de 30 anos atendendo o segmento no Brasil e neste período acompanhamos todas as transformações que ocorreram. Por se tratar de um mercado em constante evolução, apresentamos soluções feitas sob medida, afinal livro bom é aquele que passa de mão em mão.

Livro é feito pra durar!

Falando de livros, o mercado que mais se destaca no Brasil é o dos livros didáticos. Este segmento continua a crescer, só em 2016, quase 50% dos livros vendidos, no Brasil, foram didáticos. O Governo Federal é o maior consumidor individual de livros, estes livros são distribuídos em toda a rede pública de ensino fundamental e médio.

O Programa Nacional do Livro e do Material Didático, também conhecido como PNLD, movimenta grande parte das receitas das editoras no país. O processo todo é feito por meio de edital e o MEC (Ministério da Educação) escolhe a obra de determinada editora, levando em consideração o conteúdo e também outros atributos, como por exemplo, a qualidade da confecção do livro.

Tipos de Livros

Cada tipo de livro recebe um tratamento diferente em termos de aplicação de adesivo. Apresentamos um portfólio de soluções adequado para todas as demandas do segmento. Mas, não para por aí!

Atendemos este mercado com a Cola Animal, PVA, Hotmelt e o destaque fica para o adesivo PUR – uma solução que resiste a qualquer tipo de intempérie, inclusive ao fator tempo. Sendo assim, agregamos valor ao produto final, pois através das nossas soluções o livro recebe a garantia de durabilidade.

Nossas soluções agregam para as gráficas a qualidade necessária que as editoras precisam para participar dos rigorosos processos de seleção de materiais didáticos, como é o caso do PNLD.

 O outro lado do mercado de livros

 Se por um lado, temos uma importante parcela que se refere aos livros didáticos, do outro lado temos a literatura voltada para o entretenimento. Um mercado que até 2016 estava em queda, mas que a partir de 2017 voltou a crescer.

No ano passado o faturamento do setor subiu de R$ 1,6 bilhão para R$ 1,7 bilhão, um crescimento de 3,2%. O volume de vendas cresceu também, com um aumento de 4,55%.

Um dos fenômenos observados neste mercado foi um surgimento de publicações que levaram youtubers na capa. Uma grande aposta do mercado literário e que deu muito certo, com destaque para o youtuber Felipe Neto, considerado um dos protagonistas deste crescimento do mercado de livros voltados para entretenimento no Brasil.

Estamos atentos a todos os movimentos deste mercado importante para o Brasil e para a América Latina. Em todos o país, inúmeras gráficas trabalham para atender as diferentes demandas deste segmento, que tem a inovação como um de seus pontos fortes.

A todo momento, surgem novas formatações de livros e as gráficas precisam aprimorar seus portfólios, sempre apresentando novas soluções.

Nós, da H.B. Fuller | Adecol, temos uma equipe de vendas especializada para o segmento gráfico, que acompanha todas estas transições e tendências para poder apresentar para as gráficas aquilo que há de mais novo em soluções de adesivos industriais.

Acreditamos e investimos neste mercado, através das de pesquisa e desenvolvimento. Tudo isso, pra levar até o consumidor final um livro de qualidade e durabilidade.

Fontes: BNDS, G1, Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), Nielsen e Publishnews.

Em breve mais notícias do universo latino. Confira a gente também no Facebook e Linkedin!